sábado, 8 de abril de 2017

Quem é Oku Hiroya


O criador de Gantz e Inu Yashiki nasceu em Tokyo no dia 16 de setembro de 1967. Hoje é considerado um dos principais mangakás do Japão e do mundo. Sua mais recente consagração foi o filme em 3DCG, Gantz:O e além disso já está em produção um longa de Inu Yashiki... mas nem sempre as coisas foram assim.

Fã de mangás desde criança, inspirou-se a desenhar após conhecer "Vampires", de Osamu Tezuka (o deus do mangá). Ainda na adolescência começou a enviar amostras de suas obras (one-shots) para algumas revistas, recebendo respostas de alguns editores. Em 1988 com apenas 21 anos, recebeu seu primeiro prêmio com um one-shot chamado Hen que narra a transformação de um homem numa mulher, algo que acabou revolucionando parte da indústria de mangás adultos da época graças à uma técnica chamada estrias visuais - que simulam movimento.

No início de 1991 ele enfim conquistou a oportunidade de publicar seu primeiro mangá e resolveu batizá-lo com o mesmo nome do one-shot que lhe deu notoriedade: Hen. Bem recebido pela crítica, o romance entre duas garotas teve sua licença comprada em outros países e ganhou uma adaptação animada. Após 4 anos e 13 volumes lançados, Oku havia conseguido seu primeiro sucesso com Hen e pediu a seu editor para publicar uma história sobre seu tema preferido: ficção científica. Nascia em 1997 o mangá Zero One.

Inovador, Oku quis fazer seu novo mangá utilizando computação gráfica (algo que nunca havia sido tentado), um desafio ousado que não permitia erros pois os custos de produção eram elevadíssimos para a época. Mas infelizmente Zero One não conquistou o público e ele se viu forçado a encerrar no terceiro volume após 2 anos. Além disso, teve que abrir mão de sua equipe e sua conta bancária ficou praticamente zerada.

Mas ele não desistiu da ideia de fazer mangás em CG e já no ano 2000 lançou o mangá que mudaria sua vida para sempre e o colocaria entre os grandes mangakás: Gantz. Explorando a sensualidade (características de Hen) e tecnologia (presente em Zero One), Gantz conquistou rapidamente seu espaço e foi progredindo cada vez mais, ganhando destaque na Young Jump (da editora Shueisha). Paralelamente a Gantz, Oku lançou outro mangá, Me-teru no Kimochi, espécie de comédia romântica que não obteve apelo junto ao público e foi encerrado um ano após seu lançamento. Em 2013 Gantz foi finalizado recebendo muitas críticas daqueles que se diziam fãs, mas já havia conquistado praticamente tudo que é possível para um mangá, tendo um anime lançado em 2004 (que infelizmente não fez jus ao mangá), jogos de videogame, 2 filmes em live-action com ótima bilheteria, além de vários produtos licenciados.

Oku enfim estava consagrado e poderia tranquilamente se aposentar, mas em 2014 decidiu começar um novo projeto chamado Inu Yashiki, publicado pela editora Kodansha (concorrente da Shueisha). A grande novidade para esse novo trabalho é que Oku fez um protagonista completamente fora dos padrões e que ao mesmo tempo tenta resgatar valores da sociedade tradicional japonesa como o respeito e a ética.

VIDA PESSOAL
Pouco se sabe a respeito da vida particular de Oku mas ele é casado e tem uma filha. Sua esposa se chama Satomi e sua filha se chama Nina.

Além disso sabemos que ele é fascinado por seios grandes e tem algumas obras e autores preferidos, mas isso é assunto para outro post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário